quarta-feira, 22 de setembro de 2021

Os desafios da impaciência – quando o progresso parece lento demais


Muitas vezes saímos feitos loucos em busca do ingrediente secreto para o sucesso rápido, então consumimos um milhão de vídeos no Youtube, blogs, cursos, mentorias e o que mais nos parecer bom o suficiente. Escolhemos alguns mentores empoderados nas redes sociais e mal podemos esperar para alcançarmos aquele patamar de vida. Vamos consumir tudo o que for dito assim eu vou chegar lá mais rápido, certo?

Ficamos perdidos com um verdadeiro “inchaço mental”, devido a tanto conhecimento inserido no “HD”. O fato é que quando nos deparamos com um especialista que tanto admiramos, pecamos em presumir que foi através do aumento dos recursos ou acesso a conhecimentos caros que os tornou excelentes e consequentemente os colocou na posição que desejamos estar. Mas esta suposição ignora sumariamente o tempo e o foco empregados na tarefa e que os levou a atingir seu objetivo.

E se pudéssemos voltar no tempo da vida de nossos mestres dos negócios, descobriríamos que não há atalho. Queremos progredir o mais rápido possível na vida, alguns de nós se sentem atrasados ​​na vida e achamos que precisamos nos apressar para progredir, ou simplesmente pensamos que seremos mais felizes quando atingirmos nosso objetivo. Porem atalhos podem levar a lugar nenhum ou nos meter em grandes enrascadas.

Somado a tudo isso ainda temos as preocupações em angariar feedback positivo e aceitação por parte dos outros, principalmente depois do advento das redes sociais, pensamentos como “O que todos vão pensar de mim se eu falhar nesse projeto?”, são comuns.

Mas a resposta mais provável é NADA! A maioria das pessoas não está nem aí para o que os outros estão fazendo, eles olham - “ok, bacana”, e continuam sua vida, então perder a chance de sermos nós mesmos, e fazer algo apenas porque gostamos ou estamos curiosos sobre isso, é realmente um grande erro, que provavelmente nossos mestres admirados não cometeram. A grande maioria deles mostra a que veio, sem a menor vergonha.

Uma vez ouvi uma frase que me marcou muito: “Cresça, você é uma adulta agora. Adultos não tem seguidores nas redes sociais, tem clientes!”. Essa frase mostra bem o que os empreendedores de sucesso pensam.

A verdade é que todos os materiais necessários para o sucesso já estão em nossas mãos, só faltando a paciência mesmo (rsrs). Nunca houve em época alguma da humanidade tanta disponibilidade de recursos, conhecimento, conexões, etc., mas a distinção entre um profissional de sucesso e nós, iniciantes, não está nas ferramentas que ele usa, mas sim no compromisso diário com a prática, e claro no ritmo e tempo que levou para aprender e fazer algo.

Então se você se pega pensando que para se tornar por exemplo, um Youtuber de sucesso, você precisa de uma super câmera, um kit de luz, microfone de câmera, um notebook de última geração,  microfone de lapela, aprender a lidar com os melhores aplicativos de edição, um curso de um famoso, enfim, só falta isso ou aquilo para você ter sucesso... Eu sinto muito em lhe contar – ou você vai descobrir - Não há atalho, só vai levar algum tempo, compromisso e foco. Colocar a mão na massa é o ponto principal: use o que você tem, pratique com a câmera que é possível, use caneta e papel para anotar, faça um vídeo tosco, para então ter a chance de melhorar no próximo. Tempo, esforço repetitivo e prática, eventualmente vão levar você a ser realmente bom no que faz, então o sucesso será uma consequência.

Lembre-se atalhos só nos fazem perder tempo procurando uma solução, acabamos perdendo energia e motivação procurando as ferramentas ou respostas mágicas. Eu sei, nossa intenção é boa, mas queremos ir mais rápido do que mais longe. Focamos no resultado final e nos privamos da diversão do aprendizado, de rir com nossas mancadas, da empolgação dos primeiros resultados, ou seja, esquecemos de aproveitar a jornada. Curta essa tarefa, aproveite o tempo para se tornar sua melhor versão.

Uma olhadinha na sabedoria popular pode nos fazer lembrar:

 “Devagar e sempre a tartaruga ganha a corrida”. (Do conto A tartaruga e a lebre)

Post Anterior
Próximo Post

0 Comentários: