quarta-feira, 22 de setembro de 2021

Como se Pazcificar num mundo agitado?

 


Ultimamente o mundo não tem sido um lugar muito fácil de se frequentar, não é mesmo? Pandemia, mortes e luto, guerras, atrocidades contra os direitos humanos, alta nos preços, empregos perdidos... Ixi a lista é grande!

O mundo está se agitando, por isso coloquei este termo paZcificar, assim mesmo com “z” de PAZ, pois é um elemento raro hoje em dia. Sempre há algo lutando por nossa atenção, e muitas vezes nos deixamos levar por essas iscas sedutoras. No fim estamos sobrecarregados, cheios de raiva, rolando na cama pensando em como fulano pode ser tão idiota em pensar assim. Esquecemos de cultivar o que há de melhor em nós e nos envolvemos em lutas que não são nossas.  

Mas já parou para pensar que este cheque em branco que estamos dando aos outros pode nos levar a situações bem complicadas? Certo! Você também sente que descarregar ódio nas outras pessoas (virtualmente ou ao vivo) não é o melhor a fazer com nossas vidas. Mas então, como combater esse impulso em nós?  

Bem... Tenho feito uma experiência que tem sido muito proveitosa para mim, então gostaria de compartilhar aqui... Criei uma lista de diretrizes não negociáveis em minha vida, isso ​​significa que posso controlar qualquer impulso contrário pelo menos em uma parte do meu dia, assim posso garantir que parte do que é importante para mim mantenha seu espaço no meu ser quando todo o resto estiver em risco de ruir.

Aqui vão nossas três diretrizes diárias que escolhi para cultivar:

  1. Movimento
  2. Quietude Mental
  3. Discernimento

Vamos falar um pouco sobre cada uma delas:

Manter-se em Movimento

O movimento mantém nosso físico ocupado e direcionado, além de produzir hormônio que causam o bem estar. Eu particularmente acredito que o yoga seja uma boa prática, pois pode ser fácil, feito em casa, em conjunto ou sozinho e além disso tem lá seus benefícios energéticos a nível de chácaras (para quem acredita).

Outros podem preferir uma caminhada ou corrida, o que também é ótimo, já que movimenta o coração e a respiração, trazendo energia para o corpo, também pode melhorar o humor, reduzir a dor crônica e nos ajudar a dormir melhor à noite.

Todas boas razões para fazer do movimento uma prioridade em nossos dias.    

Buscar a Quietude Mental

Depois do exercício é hora de refletir um pouco. Chamo de a hora do Download, porque nesses momentos você pode acabar tendo sua mente tão deliciosamente limpa, que não é nada difícil surgirem ótimas ideias e inspirações.  

A meditação pode ser feita de várias maneiras, sentado, caminhando, deitado (Mas cuidado para não dormir!). Você também pode colocar uma bela música inspiradora e até dançar... Sim! Existem culturas em que a dança faz parte de rituais religiosos e nada mais são do que processos meditativos ou transes. Eu adoro dançar e deixar meu corpo seguir as notas da música, lenta ou mais rápida, não importa, se deixe levar. Momentos de massagem, sauna e outras terapias holísticas também podem ser usados como momentos de introspecção e meditação.

Mas outros vão preferir o silêncio ou até a prece o que nunca será um tempo gasto em vão, já que podemos pensar e emitir vibrações de amor buscando tornar o mundo um pouco melhor para as pessoas ao nosso redor, e isso também é importante.

Por falar em prece, este é um bom momento para agradecer, pensando em uma a três coisas pelas quais você é grato hoje. A gratidão muda a nossa psique, tornando nosso coração um lugar inóspito para a negatividade.

Eu sei. Nossa mente quer tagarelar! Quer falar sobre o compromisso que temos hoje, pensar algo maledicente, que estamos fazendo a meditação errado, que amanhã não vamos estar aqui sentados fazendo isso, enfim, quer nos levar para o negativo. Mas ela só está tentando ir para o lugar comum e mais fácil, talvez onde ela conhece mais e se sente confortável em estar. Eu sei é duro ouvir isso. Mas temos que ser persistentes na mudança, pois só vamos alcançar resultados diferentes... se fizermos algo diferente do que já fazemos, ok?!

Reservar um tempo em nossos dias para a quietude age como uma âncora para nos trazer de volta a nós mesmos. Isso é estar no presente. Aproveite o estado de mente limpa.

Focar no Discernimento

O dicionário diz que DISCERNIMENTO é

  • A capacidade de compreender situações, de separar o certo do errado.
  • A capacidade de avaliar as coisas com bom senso e clareza; juízo, tino.

Então essa é a hora de aprender para tomar as melhores decisões.  Este é o momento de ler uma página de um livro, ouvir um podcast ou simplesmente falar com alguém inteligente.

Você pode ouvir uma história ou parábola que traga uma lição, os seres humanos tem uma grande capacidade de compreensão quando são usadas histórias para ensinar, use isso a seu favor e repasse a história contando a alguém especial. Use esse tempo para se inspirar!

E se eu tiver outras diretrizes no meu dia?

Tuuuudo bem! Suas diretrizes diárias não negociáveis ​​podem ser diferentes das minhas, e isso depende das suas necessidades e valores. Mas independentemente disso, separe momentos para você, tente ser amável com você não crie listas de diretrizes enormes, tornando-as “incumpríveis” (acho que acebei de inventar essa palavra), escolha algumas poucas, escreva-as num papel ou tenha tudo em mente, isso as mantém presentes em sua vida.

A frequência é outro ponto importante, é muito bom que seja um hábito diário, mas é bom lembrar que o importante mesmo é “fazer o que puder, quando puder” – “feito é melhor que perfeito”, então faça. Se esqueceu hoje? Faça amanhã, mas faça. É normal quando a vida fica agitada, encontrar tempo livre, especialmente se você tem filhos, parentes idosos para cuidar ou tem um trabalho de 12 hortas. Mas encare isso como seus minutos, se não puder se sentar faça caminhando ou à noite na cama, o importante é que reservemos pelo menos um tempinho para as coisas que são importantes para nós e por nós, uma promessa para conosco. É normal, alguns dias teremos mais tempo, outros dias menos.

Não se prenda muito ao jeito certo de fazer, concentre-se em trabalhar onde está e com o que você tem, não crie um estressor adicional. Este é o momento de desacelerar, de refletir, crescer e se inspirar.

Foto de Yan Krukov no Pexels

Post Anterior
Próximo Post

0 Comentários: