quarta-feira, 1 de setembro de 2021

Uma metáfora para lidar com a ansiedade momentânea

A ansiedade pode ser considerada uma emoção normal e muitas vezes até saudável, pois é uma resposta natural do corpo ao estresse. Ela normalmente aparece em momentos que somos colocados à prova, como por exemplo no primeiro dia de aula, em uma entrevista de emprego ou ao fazer uma apresentação pública, tudo isso pode causar medo e nervosismo na maioria das pessoas.

Mas, se você tem esse sentimento regularmente e em níveis desproporcionais, isso pode se tornar um distúrbio que precisa de ajuda psicológica e médica.

Atualmente os transtornos de ansiedade formam uma categoria de diagnósticos de saúde mental que apresentam sintomas de nervosismo excessivo, medo, apreensão e preocupação desproporcionais. Muitas vezes estas emoções extrapolam para o físico, causando vários sintomas que podem afetar severamente a vida cotidiana.

Vamos partilhar aqui uma meditação guiada que utiliza a metáfora da tempestade de areia para simbolizar o momento em que a “tempestade” da ansiedade ocorre. O objetivo é buscar a calma e o equilíbrio momentâneos para seguir com alguma atividade que gere ansiedade, mas precise ser executada naquele momento.

TEMPESTADE NO DESERTO

Meditação guiada para ansiedade
Tempo: Em torno de 8 minutos
Objetivo: acalmar a sensação de ansiedade, quando ela ocorrer.
Frequência: Diariamente ou quando for necessário.
Instruções: Se puder se dirigir a um lugar para que fique sozinho, será melhor para se concentrar. Por exemplo, vá até um jardim, ou se estiver diante de uma situação com outras pessoas, peça um tempo ou se não for possível um entendimento, peça licença e vá até o banheiro. Coloque um fone de ouvido, e concentre-se na visualização. isso pode realmente restaurar a calma e o equilíbrio.



OBSERVAÇÃO: Advertimos que não se trata de “cura” ou substituição para o tratamento médico ou psicológico, mas sim, mais uma ajuda no seu arsenal para lidar com a ansiedade. Lembre-se sempre procure ajuda quando você não conseguir lidar com uma situação, ok? Isso é muito válido e você não deve ter vergonha de buscar ajuda profissional.

Inspirada no livro Imagens que Curam de Gerald Epstein. M.D.
Foto de Juan Pablo Serrano Arenas no Pexels

Post Anterior
Próximo Post

0 Comentários: