segunda-feira, 14 de março de 2016

Quando "mudar" vira uma luta


Nós pensamos que precisamos nos melhorar, mudar de vida, nos sentimos insatisfeitos (nem que seja um pouco) com a forma como as coisas estão. Temos um impulso para querer algo melhor.
Então, nós nos esforçamos para mudar – nos exercitar mais, comer melhor, ler mais, ser mais conscientes, fazer um trabalho mais significativo, ser mais disciplinados. Nós realmente queremos isso. E, no entanto, lutamos o tempo todo com a mudança. Mas porquê? O que acontece dentro de nós se queremos tanto e sabemos que vai ser melhor?


O problema é que estamos nos agarrando à uma ilusão - a solidez.

Permitam-me explicar. Acontece que todos nós queremos que as coisas sejam sólidas o suficiente para nos sentirmos seguros: uma renda sólida, uma rotina no trabalho e na vida diária, queremos até uma versão sólida de nós mesmos. Os outros a nossa volta também devem ter comportamentos sólidos, confiáveis e estáveis. Afinal quem não gostaria de um relacionamento sólido e confiável. Nossa saúde também deve ser sólida, um corpo que não está sujeito à lesões e doenças. Desejamos em acréscimo que a saúde de todos os outros também sejam estáveis, sequer imaginamos que possam morrer ou ficar doentes, dependentes de nossos cuidados. 

Claro, nossas mentes racionais sabem que tudo isso é impossível, mas ainda assim, é o que desejamos. Solidez. Infelizmente, estamos ávidos por algo sólido ... em um rio, onde não há solidez, apenas fluidez.

Por uns segundos pense: você pode manter uma rotina perfeita, nunca mudar, por um ano inteiro? Não, provavelmente não - a maioria de nós não pode fazer isso nem por um dia. Claro, isso nos irrita. Por que não podemos apenas fazer um plano e cumpri-lo? 

Mal podemos manter nossa mente em um único pensamento. Quer ver? Pare agora e tente congelar seu pensamento neste momento, faça-o fixar-se aí, não o deixe escapar e saltar para o próximo pensamento... não foi possível fazê-lo, não é? Com certeza não por muito tempo, não por um dia inteiro. Nós não controlamos nossos pensamentos. Nós não podemos fazê-lo ficar parado. Nós não podemos forçá-lo a seguir um padrão. Ele é fluido. É como tentar controlar o vento.

É porque as nossas mentes não são máquinas que seguem um programa fixo, somos seres complexos, mudando, constantemente reagindo a coisas novas, constantemente fazendo novas conexões, nossa vida é fluida, dinâmica e mutável como a água. 

Nós somos fluidos como a água e não sólidos como o vento.

Sim, devemos lutar por melhorias, e planejar o nosso progresso contínuo, mas devemos estar atentos a nossas exigências pessoais, pois um plano jamais será perfeitamente sólido. Ele escorrega através das formulas que criamos até encontrar rachaduras e vazar para fora.

Todo o resto que nos rodeia é também fluido. As pessoas são tão fluidas como nós, como podemos fazer exigências para que não mudem. Então, nós lutamos com a vida, porque nada é do jeito que queremos que seja. Nada é estável, nada segue nossos ideais, ninguém é da maneira que nós esperamos, pelo menos não para sempre.

Então, qual é a solução? Como podemos melhorar a nós mesmos? Como podemos deixar as frustrações e medos neste mundo fluido?

Abrace sua fluidez. Olhe seus pensamentos, seus medos, sua dor, e realmente encare-os. Consulte sua natureza. Entenda que, mesmo se a dificuldade que você está enfrentando agora pareça sólida, na verdade ela é como vapor, e irá se dissipar em instantes. A sensação de solidez vem da imersão profunda no problema, tente vê-lo de fora, de uma outra perspectiva, como um observador ou um conselheiro que te observa de longe.

Nossa fluidez é "má" apenas se desejarmos ardentemente por solidez.


Sempre que você estiver em luta contra uma coisa que parece intransponível, pare, e observe como você está se agarrando na solidez. Será que a coisa que você está esperando que seja sólida como rocha, não está mais para fluidez da água. Investigue-se com simpatia e curiosidade, relaxe e desfrute a névoa, deixe-a passar por você e aprenda com ela.

Obrigada por partilhar estes momentos de reflexão. 
Um abraço e fiquem bem!

Imagem de 99mimimi por Pixabay 



Post Anterior
Próximo Post

0 Comentários: