sexta-feira, 4 de março de 2016

2 Minutos para se tornar mais eficiente


O objetivo desta ferramenta é tornar mais fácil começar a fazer as coisas que você deve fazer. O foco aqui é em iniciar algo.

A maioria das tarefas que procrastinamos não são realmente difíceis de fazer – sério, a gente consegue, temos habilidade para tal – começar a fazer, aí já é outra história. Evitamos começar por vários motivos (Essa cama está tão quentinha..., amanhã eu faço, vou estar mais descansado, hoje está chovendo e o dia pede pra ficar na cama, etc).

Usando a Regra dos 2 minutos esperamos superar a procrastinação e preguiça, Fazendo AGORA, o que levar 2 minutos ou menos. É tão rápido que você não terá tempo de formular uma desculpa esfarrapada.


1. A FERRAMENTA: Regra dos 2 Minutos

2. COMO SURGIU: vem do famoso livro de produtividade “Getting Things Done”, do guru David Allen.
 
3. COMO FUNCIONA:
Há dois tipos de situações para a Regra dos 2 minutos ...

Situação 1 – Tarefa - Se demorar menos de dois minutos, faça agora.
É surpreendente como muitas coisas que procrastinamos poderíamos ter feito em dois minutos ou menos. Por exemplo, lavar os pratos imediatamente após a refeição, colocar a roupa na máquina de lavar após o banho, tirar o lixo, organizar sua mesa do escritório, responder um e-mail, e assim por diante.

A SACADA: Deixe o cronometro do seu celular pronto, conte 2 minutos para realizar a tarefa, a chance de que você consiga realizar a tarefa em 2 minutos é grande, mas se a nova tarefa estipulada demorar mais do que os dois minutos cronometrados, ainda assim você conseguirá fazer - pode acreditar – porque você vai entrar no modo “Física da Vida Real”. Aí entra a segunda situação para aplicar a Regra dos 2 Minutos.

Situação 2 – Hábitos - Objetos em movimento tendem a permanecer em movimento.
Claro que existem tarefas que obviamente não irão durar dois minutos. Podemos colocar neste campo grandes tarefas como: comer mais frutas, iniciar o hábito de correr assim que chegar do trabalho, ler um livro por mês, etc.
A estratégia é simples por isso pode parecer estranho a afirmação de que pode funcionar. Vamos pelo caminho lógico da física. Como nos ensinou Sir Isaac Newton há muito tempo atrás, os objetos em repouso tendem a permanecer em repouso e objetos em movimento tendem a permanecer em movimento. E isto é tão verdadeiro para seres humanos quanto para as maçãs.
Pensando nisso, uma vez que você começar a fazer alguma coisa, é mais fácil continuar a fazê-lo

A SACADA: Deixe o cronometro do seu celular pronto, conte 2 minutos e simplesmente dê o primeiro passo rumo ao que deseja. Exemplos?
Quer se tornar um escritor? Marque dois minutos e comece a escrever, e muitas vezes você vai se pegar escrevendo por uma hora.
Quer comer alimentos mais saudáveis? Basta comer uma fruta em seus dois minutos (pode ser uma pequena, vai), e muitas vezes você se sentirá inspirado a fazer uma salada também.
Quer criar o hábito de ler mais? Basta ler a primeira página de um livro novo em seus dois minutos cronometrados, e antes que você perceba, os 2 primeiros capítulos vão ter voado e você nem viu.
Fazer exercícios três vezes por semana? Toda segunda-feira, quarta-feira, e sexta-feira, é só pegar seus tênis e roupas de exercício e sair pela porta, tudo isso em dois minutos hein... e você vai acabar percebendo que ótima sensação seu corpo pode lhe proporcionar ao fazer exercícios.

4. VOCÊ IRÁ PRECISAR DE:
  • O cronômetro do seu celular
5. VANTAGENS
  • Mais produtividade e eficácia.
  • Menos enrolação.
  • Maior controle sobre seu tempo e suas tarefas.
  • Possibilidade de mudar maus hábitos.
  • Funciona muito bem para as pessoas que acreditam que o sistema é mais importante do que a meta.
6. FALHAS:
  • Essa ferramenta pode não funcionar para você, mas uma coisa eu garanto você irá começar.
  • Você se sabotar e preferir continuar procrastinando. Neste caso avalie ganhos secundários que você obtém com tal atitude. Pense bem se vale a pena.
  • Interrupções constantes. Neste caso não se deixe levar, peça o “pentelho ou pentelha” para aguardá-lo por 2 minutinhos até que você possa lhe dar a devida atenção.
7. CONCLUSÃO
A parte mais importante de qualquer novo hábito ou tarefa - é começar - e não apenas na primeira vez, mas todas as vezes. Não se trata de desempenho, é mais sobre agir de maneira consistente. Começar é mais importante do que fazer perfeito, você terá tempo para melhorar seu desempenho no futuro. O foco está em agir e deixar as coisas fluem a partir daí.

Tente agora, afinal porque não?

Gostou desta ferramenta anti-procrastinação? Acha que pode funcionar? Então deixe sua opinião nos comentários baixo.

Um abraço e fiquem bem!

Imagem de Free-Photos por Pixabay 
Post Anterior
Próximo Post

0 Comentários: