quarta-feira, 30 de março de 2016

Minha LISTA de cada dia


Eu sou uma grande fã de listas, acho que deixam a gente mais organizado, pois muitas vezes no corre-corre acabamos nos esquecendo de coisas importantes porque nos envolvemos em tarefas que surgem naquele momento e nós tiram o foco.

Algumas pessoas pensam que listas de afazeres são desperdício de tempo, e que podem até complicar as coisas fazendo você se sentir culpado por não conseguir cumpri-las. Alguns dizem que você deve se esforçar em ser capaz de se lembrar de tudo que você precisa fazer – é bom para a memória - dizem. Mas eu discordo: se você tem a atitude certa, uma lista de tarefas pode ser uma grande "backup" para o dia-a-dia. Eu me sinto muito menos estressada quando escrevo minhas tarefas, porque sei que não vou esquecer de nada, e acabo liberando espaço em minha mente, ao invés de deixar as ideias de compromissos fervilhando em minha mente. 

Quando termino uma tarefa, posso ir para a próxima sem ter de reorganizar a lista no meu cérebro. Além disso, listas são perfeitos para pequenas tarefas que facilmente iriam cair no esquecimento, porque ninguém quer realmente fazê-las: pagar contas, ligar para o serviço ao cliente da companhia de celular, ir no supermercado e assim por diante.
Então vamos ao que interessa...


1. A FERRAMENTA: Lista de tarefas diárias

2. COMO SURGIU: Métodos do livro “Getting Things Done”, do guru David Allen.

3. COMO FUNCIONA:
Há quatro tipos diferentes de listas, para diferentes cada qual com uma finalidade: 

1) Lista mestra – neste tipo de lista você deve anotar tudo o que você pode pensar em fazer em algum momento no futuro. É como um local para fazer Brainstorming, capturando cada ideia que vem à mente ou cada nova tarefa ou responsabilidade que vier à tona. Mais tarde você irá priorizar as tarefas.

2) Lista mensal este é o momento de criar uma lista no final do mês para realizações do mês que está por vir. Esta lista pode conter itens vindos da sua lista mestra.

3) Lista semanal Aqui é onde você planeja toda a sua semana com antecedência. Esta é uma lista de maior flexibilidade, pois poderá entrar em reconstrução enquanto você atravessa sua semana, acrescentando ou eliminando itens. 

4) Lista diária -  finalmente, nos posicionamos no “agora”, este é o momento de transferir itens de suas listas mensais e semanais criando atividades específicas que você irá realizar neste dia. Durante o dia, vá checando e riscando os itens concluídos, esta atividade lhe dá uma imagem visual de concretização e melhora a sua capacidade de organização. Gerando um sentimento de sucesso e de movimento para a frente. 

4. VOCÊ IRÁ PRECISAR DE:
  • Você pode optar pelos Apps de listas disponíveis no mercado, muitos são gratuitos ou possuem versões livres.
  • Mas o velho papel e caneta - ou canetas coloridas (como eu prefiro!), proporcionam uma melhor visualização das tarefas e a sensação de que você está trabalhando nelas.
5. VANTAGENS:
  • Melhora sua capacidade de organização, priorizando tarefas e aumentando sua competência de forma global. 
  • Cada minuto gasto com planejamento economiza até dez minutos em execução. Com este pequeno investimento de tempo você vai economizar pelo menos duas horas de desperdício de tempo e esforço diluído durante todo o dia.
  • Fazer sua lista de tarefas à noite ou na noite anterior, faz com que nossa mente subconsciente trabalhe em sua lista durante toda a noite enquanto você dorme. Então você pode até acordar na manhã seguinte com grandes ideias e insights para priorizar tarefas ou de como fazer seu trabalho mais rápido e melhor do que você tinha planejado inicialmente.
  • Você vai se sentir no controle de sua vida e se sentirá mais motivado a fazer ainda mais. Seu raciocínio estará mais rápido, pois você já se acostumou a se organizar, além disso você estará mais criativo para encontrar formas e caminhos mais eficazes.
  • Você aprenderá a priorizar tarefas, organizando projetos por prioridade e sequência.
  • Maior domínio sobre seu tempo. Seu dia tenderá a passar mais rápido e mais suavemente do que nunca. 

6. FALHAS:

  • Se sentir culpado por não esvaziar sua lista.
  • Querer ser o Superman, fazendo listas enormes (com mais de 20 itens por dia) e cumprir tudinho antes de ir descansar.
  • Estabelecer metas muito altas para suas listas.
  • Virar escravo das listas intermináveis. Lembre-se listas são seus guias, não seus capatazes.
7. CONCLUSÃO:
Listas são algo realmente produtivo, desde que você não se torne fanático e inflexível. Tire um momento para estar com você e fazer suas listas, no mínimo você irá conhecer um pouco mais dos seus desejos, angustias e necessidades para o futuro e para seu momento presente. Você poderá incluir novos hábitos e criar novas maneiras de encarar sua vida.

Obrigado por tomar um pouco do seu tempo para ler este blog, espero que tenham gostado, por favor, compartilhe e deixar um comentário.

Imagem de Steven Weirather por Pixabay 


Post Anterior
Próximo Post

0 Comentários: