quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Pomodoro: Uma técnica simples anti-procrastinação!


A maioria de nós é mestre na arte da enrolação, uma tendência natural dos seres humanos. FATO - Nosso cérebro sempre irá optar pelo conforto e pelo caminho mais fácil. Por isso as famigeradas frases: “só mais um episódio e eu começo a estudar”, “só essa fase e eu já lavo a lousa”, “hoje está fazendo muito calor...amanhã começo a correr”, e por aí vai, o arsenal de desculpas é infinito.

O Blog Me Salva, deu um exemplo interessante e que ilustra bem onde tudo começou...
Veja só como a enrolação já está incutida em nós desde cedo: lembra de quando você era criança e estava totalmente envolvido em suas brincadeiras que quando sua mãe chamava para entrar e tomar banho, você normalmente se escondia até o último momento? Você fazia birra, negociava e por fim tentava até algumas lagrimas para tentar sensibilizar sua mãe – mas nada adiantava, seu destino era o banho ou umas chineladas no bumbum. Você “puto da vida” entra no chuveiro e aí acontece algo no mínimo intrigante: você não quer mais sair! Normalmente as mães precisavam nos lembrar (várias vezes) que tínhamos que desligar o chuveiro.

Moral da história: A manutenção de nossas tarefas do dia-a-dia acontece da mesma forma (só que sem o elemento mãe e chinelada). O difícil é começar, mas quando você já está fazendo a tarefa, continuar parece fácil e natural. Então o verdadeiro desafio, no fundo, é começar...
Recentemente, em uma pesquisa rápida na internet sobre meios de parar com a procrastinação eu me deparei com a Técnica Pomodoro, ele é bem simples e tem me ajudado a esmagar a procrastinação e o melhor você pode usá-la para praticamente todas as tarefas, você fica mais eficiente e cria bons hábitos ao mesmo tempo. Eu quero compartilhar com você hoje para que você possa experimentá-lo e ver como ele funciona em sua vida.



1. A FERRAMENTA: Técnica Pomodoro

2. COMO SURGIU: Francesco Cirillo, na década de 1980, estava em dificuldades por não conseguir se concentrar em seus estudos da faculdade. Um belo dia, na cozinha de sua casa, observando um cronômetro em forma de tomate (pomodoro, em italiano), decidiu que iria concentrar-se em uma atividade obstinadamente por 10 minutos (sem interrupções). Assim surgiu a técnica pomodoro, que foi sendo aprimorada com o passar dos anos.

3. COMO FUNCIONA:
  • Defina uma tarefa a ser executada;
  • Inicie o cronômetro que deve contar 25 minutos;
  • Mantenha o foco nesta tarefa tentando evitar interrupções internas e externas, se alguma lembrança de tarefa surgir em sua mente (por exemplo, responder a um WhatsApp - anote no papel e faça durante seu intervalo;
  • Ao concluir o tempo de 25 min. faça uma pausa de 5 minutos - isso irá melhorar sua criatividade - e então, recomece;
  • Ao fim de 4 pomodoros descanse por 15 minutos.
  • Obedeça fielmente os horários!
4. VOCÊ IRÁ PRECISAR DE:
  • Papel
  • Caneta
  • Cronômetro de cozinha (Pomodoro)
Apesar do autor da técnica incentivar uma abordagem de baixa tecnologia, há vários APPs que fazem as vezes do famoso tomatinho de cozinha, eu uso o Clockwork Tomato. 

5. VANTAGENS
  • Mais um ponto positivo para contagem de suas realizações de fim do dia.
  • Nada supera aquela deliciosa sensação de dever cumprido.  
  • Maior controle sobre seu tempo e suas tarefas.
6. FALHAS:
  •  Interrupções realmente urgentes, tipo um problema de saúde.
  • Você pode não se adaptar a esta técnica.
  • Se você estiver no LEVEL MASTER de procrastinação talvez terá que experimentar algo mais enérgico.
  • Você trapacear: por exemplo quando o pomodoro termina e você sabe que poderia finalizar a tarefa com mais alguns 2 minutos e então decide continuar e burlar a regra – resultado sensação de culpa :( 
  •  A regra diz que se você terminar uma tarefa antes de 25 minutos, deve revisar a tarefa até o término do tempo. O problema é que se sua tarefa for ligar para alguém por exemplo, pode levar bem menos que 25 minutos e não há o que revisar.
7. CONCLUSÃO

A técnica é muito prática pois no mesmo dia em que começar a usar você verá que é possível ser mais produtivo usando ciclos de 25 minutos, e no fim do dia terá a ótima sensação de dever cumprido! 


Foto de Moose Photos no Pexels

Post Anterior
Próximo Post

0 Comentários: